quarta-feira, 2 de março de 2011

Verdades absolutas...

Dei um tempo aqui do Blog,porque não estava com vontade de escrever...isso acontece...
Mas,sempre que algo,ou alguém,me incomoda,gtosto de refletir,para tentar me acalmar.
Sei que BBB está longe de trazer alguma cultura,mas também penso que devemos tirar algum aprendizado,ou ao menos uma simples reflexão,de qualquer situação,mesmo as mais simples e banais.
Ontém o Bial fez uma pergunta que,na hora,não me tocou,mas,hoje,sem motivo algum,veio a minha mente: acreditar em algo faz com que isso se torne verdade absoluta?
Aí fiquei pensando...quando alguém pratica algo ruim,prejudicial...será que pela sua cabeça passam coisas como:Agora eu te ferrei?
Digo isso porque conheço alguém que fez coisas horríveis,procurou um motivo para justificar seus próprios erros,levantou isso como bandeira e me parece acreditar realmente em sua "verdade".
E confesso que isso me confunde,uma pessoa que pauta sua vida em mentiras,criando um mito em torno de seu próprio ser,e o faz com tanta força,de fato acredita nessa imagem construída,ou simplesmente vive de forma cômoda,confiando que o verdadeiro indíviduo é aquele que mostramos ser,e não o que de fato somos.
E quem somos?
Uma vez me disseram que somos três:quem somos para nós,quem somos para os outros e quem gostaríamos de ser.
Até hoje não encontrei uma resposta,é complexo demais...
Porque acho que quem somos depende de inúmeros fatores,especialmente,para quem estamos sendo.
Em ambiente de trabalho temos que construir uma imagem que,muitas vezes,está muito distante do que somos em casa,que,as vezes,também é diferente do que somos em outros círculos sociais.
Já vi o caso de uma pessoa que construiu uma história de conto de fadas,uma imagem de perfeição,de bondade singular,de pureza e inocencia,de força e fragilidade,de ser unanimidade ao despertar nos outros sentimentos de adoração,de estar acima do bem e do mal.
E o mais curioso é que isso é afirmado com tanta certeza,tantas e tantas vezes,que convence a quem,inevitavelmente,rodeia e escuta...
E tantas atitudes que mostram o contrário não servem de nada para derrubar o mito criado e mantido por anos.
Acho que é assim que se constroem as figuras que estudamos nos livros de história...homens do passado,venerados e admirados por seus feitos heróicos que,se houvessemos presenciado,nos seriam um tanto quanto duvidosos,mas,pela distancia,no tempo e no espaço,nos deixam apenas as dúvidas,ou as certezas incertas.
Se partirmos desse princípio,talvez a melhor forma de transformar a nossa verdade (muitas vezes uma mentira),em verdade absoluta,seja ocultar quem somos,até mesmo de nós mesmos,e vivermos apenas a realidade que convem.Seria como a distância no tempo que nos impede de conhecer a essencia de grandes personalidades do passado...mas também seria como viver a vida em um exaustivo trabalho de construção,de controle,sem nunca afrouxar as rédias de nossos próprios impulsos,ou vigiar para ter a certeza de a quem podemos mostrar quem somos,e qual a credibilidade dada aquela pessoa,se ela quisesse derrubar esse mito...em quem acreditariam?
Como tantos historiadores que nos trazem biografias que mostram o outro lado de personalidades admiradas em nossa sociedade,e isso gera polêmica e rejeição.
Se é verdade ou mentira,tanto faz,o homem precisa da imagem do herói,talvez por ver tantas coisas ruins,que precise acreditar que existam pessoas totalmente puras...e isso torna dificil e insuportável aceitar uma decepção,que seria facilmente evitada se considerassemos que os mitos são apenas homens.
E se eu construir a imagem da perfeição,isso me dá a liberdade de errar,que todos os meus erros serão justificados...
O que eu quero dizer com essa confusão toda é que,muitas vezes,a gente paga o preço de não se importar em ser um mito,e nos limitar apenas a simples mortais,daqueles que xingam quando dão uma topada,daqueles que,em certos dias,acordam sem a menor vontade de fazer alguma coisa,daqueles que,em certos dias,são nobres,em outros,egoístas...porque todo mundo tem seu dia de Batman,e seu dia de Bruce Wayne...o herói e o playboy...
E qual o ser humano que não tem teto de vidro?
E há quem atire a primeira pedra,como se seus tetos fossem de concreto,mas,por mais que tenham blindado seus vidros com uma camada grossa de hipocrisia e mentiras,isso não protege ninguém de seu próprio julgamento,pois por mais que se esforce para transformar uma mentira em uma verdade...sempre há noites em que a consciencia tira o sono,por segundos,minutos ou horas...até que encontre no outro uma justificativa para seus próprios defeitos e retorne o esforço para acreditar nisso.
Nada vale mais a pena do que ter consciencia de que podemos falhar,porque é isso que nos dá a possibilidade de construir uma base forte para acertarmos,sem nos condenar por não sermos perfeitos,sem nos vangloriar pelo que acertamos...apenas porque triste é quando não somos capazes de enxergar quem somos,pois isso nos impede de sermos gratos pela oportunidade de melhorar.
Acho que é isso...pode-se construir um mito,uma imagem,uma figura,mas nunca uma verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário