quarta-feira, 13 de abril de 2011

Utopia

Lembro de,há alguns anos atrás,ter lido algo sobre resignação,e que,em determinadas culturas antigas,havia o discurso e,consequentemente o pensamento coletivo de que cada um nasce onde e como tem de estar e nessa condição deve permanecer,pois o mundo funciona dessa forma.
Sei que,atualmente,ainda existe esse pensamento em algumas culturas,onde seu nascimento determina como será o resto de sua vida.E,incrivelmente,isso funciona.
Mas tenho reparado que isso ainda existe,aqui,nessa sociedade.
Tudo é confuso!Quando nos conformamos em uma condição que não é suficiente para viver,apenas para sobreviver,a culpa é nossa por estarmos "acomodados",mas quando buscamos alternativas para crescer,e alcançar um nível mais alto do que aquele em que nascemos,então recebemos tantos nomes...sonhadores,iludidos...
Aí citamos exemplos...um cara que tinha muito pouco e,com baixo investimento,montou seu pequeno negócio,que cresceu e se tornou uma grande empresa...esse teve sorte...
Ou a escritora que,falida,sentou em um café e escreveu um livro que se tornou um dos mais vendidos de todos os tempos...
Sorte,pura sorte...não vai acontecer com vc.
As palavras tem poder e,muitas vezes,um incentivo pode realizar milagres na vida de alguém.
Não é necessário assumir riscos,mas  é como a lenda sobre as fadas,uma fada morre a cada momento em que alguém nega sua existência.
A mesma coisa é um sonho...
Um sonho morre quando alguém diz que você não nasceu para realizá-lo...
Alguém já sentiu a dor de um "cai na real"?
E como explicar que quem mais hostiliza os sonhos são aqueles que nunca precisaram sonhar?
Aqueles cuja realidade sempre foi a fácil realização de tudo,ou a condição para que tudo desse certo com o mínimo de esforço...
Esforço...
Submeta-se e não se atreva a sonhar...antes uma sub-vida do que uma vida de sonhos...
Mas são os sonhos que movem e sempre moveram o mundo.
Ainda,hoje,há quem diga que viver da arte é vagabundagem,que trabalho duro é ter um chefe gritando em seus ouvidos,porque as coisas são assim.
Mas elas não tem que ser assim...
E o respeito?E a troca?Meu dinheiro por seu trabalho...nada é de graça e a escravidão acabou.Aliás,ela nem deveria ter começado,mas,durante os séculos em que ocorreu,poucos discordavam...os abolicionistas...ousaram ir contra o pensamento coletivo...negros são pessoas?Devem ter sua liberdade porque são como os brancos?
E esse pensamento gerava espanto...mas e se o sonho não fosse sonhado?
O que teríamos hoje?Como seria?
Eu sei que não vou mudar o mundo,mas sonhar faz parte...
E,quem sabe,um dia,quando alguns loucos,vagabundos,revoltados,alienados,errados...sonhadores,possam convencer as pessoas de que elas merecem respeito?
Quem sabe chegará o dia em que seu chefe lhe dirá "por favor","obrigado",sem gritos,sem grosserias,pagando o justo para viver e não para sobreviver?
Quem sabe chegará o dia em que a pessoa que está acima de você está por mérito,por trabalho ainda mais duro do que o que você dá?
Quem sabe,um dia,existirá a palavra "reconhecimento"?
Mas nada disso vai acontecer enquanto houver o pensamento coletivo de que somos o que nascemos para ser,com um destino imutável...
O orgulho de ser desrespeitado...de ter seus sonhos classificados e carimbados como utopia...
De não ter absolutamente nada construído nessa vida por mérito ou esforço próprio e ainda olhar para o outro e achar que ele não é nada...que ele não chegará a lugar algum.
Porque o que morreu foi a felicidade de olhar para algo e dizer "EU CONSTRUÍ"...esse sentimento se foi com os poucos que,um dia,tiveram a felicidade de sentí-lo.E,hoje,vivemos a "Era da indicação,ou da herança",a Era dos sem sonhos,dos que creem terem nascido para serem servidos,e cuja única responsabilidade é dar continuidade ao sonho que já se tornou realidade...mas,na maioria das vezes,até nisso fracassam.
E por que isso acontece?
Por que nossa sociedade colocou o capitalismo acima da humanidade...e,muitas vezes,transforma a vida em uma busca constante por lucro e,não por acaso,existe a necessidade de impedir que outros cresçam,criar o conformismo,retroceder ao passado mesquinho,para manter o poder...e é assim que morrem os sonhos.
A dignidade está no respeito,está na boa índole,está na bondade e na caridade...
É preciso derrubar esse disfarce...é preciso esquecer essa imposição de pensamento absurdo,onde Dignidade,Conformismo e Desrespeito tem a mesma definição.
Ter ambição não é errado...sonhar e tentar não é ser iludido.
Apenas vivemos com valores invertidos...
Onde,quase sempre (há excessões,como pequenos empresários que realmente não podem pagar bem e não tem todo esse lucro,mas aqui falo dos que tem e não pagam por ganância),quem mais trabalha e constrói,no final do mês não tem nada além de dívidas,porque os frutos de seu trabalho são inteiramente colhidos por outra pessoa.
E aí dizem: existe hierarquia,é o certo...
Mas o que aconteceria se quem realmente produz,resolvesse produzir por si próprio,para si?O que seriam dos despreparados "chefes"?"Não haveria mercado".E a lei do mais forte?Quem faria melhor?Quem entende a teoria ou quem conhece a prática?A teoria morreria.E,com ela,a cultura da baixa auto estima,essa condição de que para estar em posição de chefia,é necessário saber fazer com que seus funcionários não apenas atuem como,mas que se sintam e se tornem,de fato,formigas operárias.
E o que seria do mundo se todos quisessem deixar de trabalhar?
É aí que as pessoas não compreendem...
A questão não é deixar de trabalhar,mas terminar com essa escravidão disfarçada,em que o cara que senta o rabinho em um escritório ganha o suficiente para comprar casas lindas e carros importados,e seus funcionários não ganhem o suficiente para um aluguel,ou que,no final do mês não possa sequer ir até outros pontos da cidade porque as passagens nesses ônibus lotados e mal conservados está cara demais para seus orçamentos.Escola para os filhos?Um passeio no final de semana?
Mas os que pensam assim não passam de "justiceiros","vagabundos","sonhadores"...e isso não vai mudar...
Não vai mudar porque o ser humano se adaptou a condição de DESCARTAVEL.
Porque o chefe sabe que se aquele for embora,haverá uma fila de formiguinhas operárias prontas para lhe servir por qualquer miséria.
E muitas pensam: meu dia vai chegar.
Mas,quando caem em si,já estão há anos condicionados aquele salário baixo,muito trabalho,pouco respeito e agradecendo por uma assinatura em uma carteira,que lhe garantirá o direito a uma aposentadoria que mal pagará seus remédios,em sua velhice.Plano de saúde?Do que se trata?
E encontrarão seus chefes,desfrutando de seus anos de exploração,porque a palavra MERITOCRACIA ainda está muito longe de ser uma realidade.Na verdade...a maioria não sabe nem o que é.
Não quero com isso dizer que o trabalho não é digno,qualquer profissão é...mas o respeito é necessário,e acho muito triste ver pessoas maltratadas dizerem: é assim mesmo...em todo lugar.
Sonhos?Imagina,isso não é pra mim...
Pessoalmente,eu tenho um sonho sim...
Eu tenho um sonho de mostrar que é possível obter sucesso sem desrespeitar...de mostrar que você pode "ser chefe" sem mandar,de mostrar que autoridade a gente conquista com exemplos e educação,e não no grito.Que um chefe não precisa ganhar 20 vezes o salário de seu funcionário...que é melhor trabalhar com pessoas felizes do que pessoas que cumpram suas obrigações sob uma pressão desrespeitosa,sub-humana,que gerem estresse e afastamentos por todas as doenças que isso pode causar...
Que sua autoridade não está no seu posto,mas em sua nobreza.
Utopia?Sei lá...
Se o Sol nasce para todos,porque não podemos todos termos o nosso lugar sob sua luz?
E o que torna meus sonhos menores do que aqueles que já se realizaram?

Com tudo isso só gostaria de passar uma mensagem: ainda que pense assim,nunca diga a alguém que seus sonhos não se realizarão,você não é Deus,você,independente de sua condição social,de seu berço de ouro ou de madeira,não tem o poder de julgar ou decidir isso...

Quem faz de seus desejos sonhos ou utopias é o quanto realmente alguém acredita neles...ou a vida não teria sentido...

10 comentários:

  1. se eu não acreditar em mim ..quem vai acreditar...tudo depende apenas de nós mesmo;;;

    ResponderExcluir
  2. Sabe aquele dia em que nada parece dar certo pra vc ..... que vc acorda com aquele maior desanimo do mundo.... passa o dia inteiro se perguntando o que pode mudar o que fazer... ai agora as 9 e 26 da noite vc resolve entrar no orkut e encontra esse link do blog... coisas da vida... minha nossa.
    Parece que vc ta falando comigo.... escreveu tudo q eu estava refletindo hj... tentando encontrar uma explicação.

    """"As palavras tem poder e,muitas vezes,um incentivo pode realizar milagres na vida de alguém"""

    nesse trecho vc diz tudo... as vezes um incentivo por palavras, pelo olhar por uma ajuda, qquer que seja ele, ajuda e muito a dar um empurrãozinho em alguém que quer ir pra frente.

    muito legal seu blog

    http://leticiaturtle.wordpress.com/2011/03/21/destino-praia-do-bonete/

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez você conseguiu expressar o pensamento de muitas pessoas de forma maravilhosa.
    Parabéns irmã.
    Foi com você que eu aprendi a acreditar nos meus sonhos e lutar por eles.
    Te amo muito.

    ResponderExcluir
  4. Temos que sonhar... um dia se torna realidade... eu creio na lei da ação e reação... se fizermos o bem, ele virá pra nós... é logico... as vezes demora, mas vem!

    É revoltante saber o qto as pessoas ganham mais do que a gente, ou até saber que outras pessoas ganham muito menos, por exemplo pessoas que trabalham na lavoura o dia todo embaixo de sol, cortando cana ou apanhando frutas, para ganhar oq ganhamos em meia hora de trabalho...
    Mas é a realidade!

    Amei o gatinho da foto... muito lindo... narizinho manchadinho... lindo

    To te seguindo... suas palavras são belas, me fizeram refletir...

    Até mais!!!

    http://dedeaninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito profundo o seu texto, parabéns. Não concordo que o capitalismo seja a culpa dessa situação em que vivemos interna e externamente, pois outros modos de vida também falharam. Mas claro que ajuda. Sou um grande sonhador e sempre serei, mesmo achando q a maioria dos meus sonhos jamais se realizarão. Mas sonhar é preciso

    ResponderExcluir
  6. Pode até parecer coisa de sonhador.. MAs, todos queremos isto.. e precisamos agir para que assim aconteça... Por mais difícil e improvável que seja.

    ;D

    ResponderExcluir
  7. Acredite sempre nos seus sonhos, pois eles não são utopias.

    ResponderExcluir
  8. Se não fosse o sonho de algumas pessoas, provavelmente não teriamos muita coisa que temos hoje. Por exemplo a Internet. Então, acredite nos seus sonhos!!

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Acho que respeito é algo que vem da educação que recebemos, mas também é um misto daquilo que realmente somos. Acreditar nos sonhos é sempre necessário, mas é preciso também batalhar por eles. Nada cai do céu. Parabéns pelo blog!

    Aguardo sua visita!
    Abraços e boa noite.

    ResponderExcluir
  10. parabéns pelo blog.

    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir