sexta-feira, 20 de maio de 2011

Todo mundo tem um preço?

Desde que escrevi meu texto sobre refletirmos sobre nossas atitudes,soube de mais alguns acontecimentos que me levaram a refletir sobre o quanto vale a dignidade,o caráter,a integridade,,,
Certa vez ouvi alguém dizer que todo mundo tem um preço...e fiquei pensando nisso...
A sociedade discrimina as garotas que se prostituem,marginalizam...
Socialmente,é raro,beirando o impossível encontrar alguém que diga "minha profissão é garoto (a) de programa",pois isso,no mínimo,causaria espanto.
O "normal" é ouvir "sou gerente de banco","secretária","professora","médica","veterinária"...aí a sociedade os aceita,como dignos trabalhadores...
Mas e a velada prostituição moral?O que pensam dela?
Como "devemos" enxergar àqueles que vendem seus valores,seu respeito ao próximo,enfim...sua dignidade,em troca de um cargo melhor em uma empresa,de um salário mais alto ou,até mesmo,para manter-se bem visto por seus "superiores" e manter seu emprego?
Nunca fui preconceituosa...a mim,sinceramente,não incomoda que exista quem faça programas,são pessoas normais e não discriminaria ninguém que se apresentasse dizendo "sou prostituta"...mas,com certeza,sinto um enorme nojo por quem prostitui-se moralmente.
E esses não estão fazendo ponto,nem estão em casas próprias para isso...
Eles estão na mesa ao seu lado,em seu trabalho...
Ou na sala próxima a sua...
Na P.A daquela outra espinha...
Eles estão disfarçados sob títulos diferentes... alguns são gerentes,outros atendentes...alguns do R.H,outros da Contabilidade....
Seus "programas" não tem tempo determinado,não tem preço combinado...muitas vezes,nem "o cliente" sabe que é cliente!
Mas eles cobram...cobram caro...
Eles se vendem,mas se armam...
Se disfarçam de seu braço direito,mas são os primeiros a apunhalarem pelas costas e a pularem quando o barco afunda...
Vi isso,uma vez,em uma escola,a funcionária que se mostrava o braço direito da diretora,que armava para derrubar seus colegas,no final,foi a única a processá-la e a quase levá-la a falência,pois,uma vez que se venda a moral,fica fácil trair...fica fácil derrubar...não há mais nada a perder.
E aí a gente olha em volta e escuta que é assim mesmo...fazer o que?
Eu não sei...eu estou do lado de cá...
Eu não sei combater,muito menos como vencer as injustiças...
Eu também não sei como ficar parada e não fazer nada...
Tudo é mais simples quando a gente tem 5 anos de idade e a solução dos nossos problemas é "ficar de mal","não emprestar mais os brinquedos para o amiguinho que foi malvado"...
No mundo dos adultos é bem diferente...
Mas eu ainda não aprendi,nem entendi como funciona...
Como é que a gente passa por uma sabotagem que te custa os planos e aceita?
Como é que a gente entende que te fizeram uma maldade e,simplesmente,não podemos tocar na casa dessa pessoa,contar tudo para a mãe dela,que lhe dará um bom castigo e irá ensiná-la sobre o a importância de ser bom?
Como é que a gente aceita que o ser humano consegue ir a lua,mas não alcança sua própria consciencia?

E aí "o sujo" é o travesti ali parado,na beira da praia de Copacabana,esperando um cliente...
Se ele é sujo ou limpo,não podemos dizer pela atividade com a qual ganha dinheiro...

Ser sujo ou ser limpo,prestar ou não prestar,na minha humilde opinião,depende muito mais de como você lida e do quanto se importa em provocar o fracasso de alguém para obter sucesso...
E isso independe de profissão,classe social,posição hierarquica...o bem mais precioso do ser humano é a honra,e isso jamais deveria ter um preço...

6 comentários:

  1. Desde que o mundo é mundo os seres humanos vivem este circulo de se venderem, não só no campo financeiro,mas se vc parar para pensar em tdos!
    Judas se vendeu e traiu,o maior exemplo da humanidade e mesmo assim tdas as pessoas recriminando esta "traição" e suas consequencias ... continuamos ao longo dos tempos agindo da mesma forma , ainda hj cometemos o mesmo erro, qdo não assumimos , que estamos ao lado de uma opiniaõ , que seguimos determinada religião etc... acabamos por nos "vender".
    Infelizmente o ser humano nada aprendeu,nada observou e nada fez para mudar e nem sei ao certo se a querem mudar,podemos mudar sim esta situação , começando por nós , pode parecer pouco,podemos ser tachados de intransigentes até de loucos , mas chegará o dia que agir certo , não será uma coisa de gente boba , até lá continuemos a fazer a nossa parte!!!
    Lindo texto , seus textos sempre fazendo agente refletir !!
    Parabéns !
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Pensando bem, quase tods tem, pois as pessoas são ambiciosas

    ResponderExcluir
  3. Ser uma dita pessoa de bem vai muita além dos padrões estabelecidos.. está na ética e numa postura coerente.

    ;D

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que escreveu, pois de nada adianta a língua dourada de quem se derrama em gentilezas, se ao menor contra-tempo já se mostra venenosa e ferina.
    Vemos a todo instante a maledicência entre os corredores das empresas, das faculdades e pessoas invejosas manipulando pessoas contra outras.
    Os bajuladores são nada mais, nada menos do que garotos de programa, que se vendem e se sujeitam a agradar o outro em troca de favores. Favores estes que na maioria das vezes não vai dar um cargo tão bom, nem trazer tantos lucros...
    Se vendem por pouco. Se vendem para ter estabilidade no emprego, se vendem para poder foder com os outros sem ter que dar a cara a tapa...
    São parasitas que usam o outro.... e como a maioria dos parasitas..estão sempre sujos..cobertos da lama que cobre suas áureas.
    Fazer sexo em troca de dinheiro pode ser uma conseqüência da vida, mas ser um vendido é escolha!

    ResponderExcluir
  5. Vero... concordo com seu pensamento.
    Atraves do texto é possível perceber o quanto despreza a moral e se apega à ética. Está certa, os valores morais que sustentam a sociedade contemporâneas são podres.
    Sigo essa linha também, penso as pessoas a partir de seus valores, e não a partir da aparência. Vale mais à pena.

    Vou nessa,
    Abraços!

    http://cafeeagua.blogspot.com
    http://redutonegativo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já comentei por aqui.. Mas, confesso que achei super pertinente esta sua postagem.. parabéns!

    ;D

    ResponderExcluir