quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

2010 -> 2011!!!


   Mais um ano termina... e começam as comemorações de entrada de um “novo ano”...
   Toda aquela contagem regressiva e a falsa sensação de que, ao zerarmos o calendário, deletaremos todos os problemas e tudo será diferente...
   Talvez isso seja necessário ao ser humano, a idéia de que temos o controle de nossas vidas a ponto de podermos reiniciá-la e fazer tudo diferente...
   Se podemos, eu não sei... pois confesso nunca ter notado qualquer alteração entre as 23:59 minutos de um ano e as 00:00 de outro...talvez os fogos tenham desviado a minha atenção.
   De qualquer forma, essa época é ótima para refletir sobre o ano que termina e realizar um balanço de tudo o que vivemos e aprendemos... e, se ao final concluirmos que não aprendemos nada, então foram 365 dias desperdiçados.
   Fazendo uma reflexão, percebi que, apesar de tudo, esse ano foi muito bom, pois pude entender que a hipocrisia só nos leva ao fundo do poço... mas, de fato, o melhor de se chegar ao fundo é que nosso único caminho é subir...
   E há várias formas de estar mal, e nem sempre essas formas envolvem dinheiro, emprego, saúde...
   Estou falando da sensação de estar na interseção de críticas destrutivas e o quanto isso pode afetar a mente e a alma de uma pessoa.
   Fato é que todos somos julgados e isso está totalmente fora de nosso controle, já que ainda não inventaram a cura para a grande doença dos seres humanos: a cegueira crônica de seus próprios defeitos e o excesso de visão para os defeitos alheios.
   Isso me levou a perceber algo que nunca havia percebido sobre minha própria personalidade...
   Sempre me disseram que tenho um gênio difícil, uma rebeldia por vezes incontrolável... mas a verdade é que aceito e convivo com meus defeitos, e gosto do que sou e entendo que a vida está aí para evoluirmos, e que, com o tempo, pouco a pouco, vou adquirir qualidades que virão com o amadurecimento... mas isso é natural, e é, na mais leve das palavras, hipócrita, vestir uma máscara para agradar a gregos e troianos, especialmente se o único “benefício” que isso me trouxer, for a boa convivência com  “meu júri”. Não vale a pena.
   Particularmente, creio que haja uma diferença entre não aceitar críticas e não dar atenção a elas. É aí que entra essa incrível e, ao mesmo tempo, insignificante, descoberta sobre minha própria personalidade: o autoconhecimento.
   Penso que as pessoas se afogam em julgamentos externos sobre como deveriam ser e proceder e, por isso, acabam não sabendo o que são de verdade, e se tornando marionetes de uma sociedade acostumada a basear suas vidas em normas e regras de condutas que, muitas vezes, ultrapassam os limites do que é justo para funcionarmos enquanto sociedade, e retiram de muitos o direito a individualidade.
   Não devemos roubar, matar ou tomar qualquer atitude que prejudique ao próximo, mas essas regras vão além... e aí, dependendo da vida e da futilidade de cada um, criam-se novas regras... se for homossexual, se esconda, se for gordo, se esconda mais ainda, se for de tal religião, esconda também...
   E assim vamos vivendo... e criando padrões absurdos que não podem ser atingidos de outra forma, a não ser morrendo e reencarnando.
   Li uma entrevista da mulher que “descobriu” a Gisele Bündchen e ela dizia, com ar bastante natural, que estavam na moda as mulheres loiras de olhos azuis, magras e altas.    Achei bem engraçado e fiquei pensando se não seria melhor guardar as morenas, gordas e baixas no armário, pois, quem sabe, na próxima estação elas possam ser usadas com acessórios, criando um visual retrô moderno? Afinal, a moda sempre volta, reformulada, mas volta.
   Posso dizer que, em 2010, me libertei de muitas correntes que me prendiam em julgamentos incoerentes, que, sozinhos, não me fariam nenhum efeito, como uma pá de areia na praia... mas várias pares, uma hora, imobiliza e se não juntar forças para, em um único salto lançar toda essa areia para longe, então a crueldade peculiar aos seres primitivos que, um dia, fomos, acaba nos enterrando e ceifando tudo o que somos,e aí, a vida perde o sentido.
   Estou orgulhosa de ter me defendido de tudo o que me fazia mal, desde um emprego que acabava comigo, até outros fatos que nem vale a pena comentar, tamanha insignificância... ainda não cheguei perto do que quero ser, mas isso é normal, e nem eu possuo o direito de me cobrar mais do que meus limites podem me dar nesse momento. As conseqüências nunca são boas e sempre nos levam a explosões.
   Desse ano, não carrego nenhum grande arrependimento, e carrego bons aprendizados.
   E espero, no ano que vem, encontrar mais coragem e incentivo, talvez dentro de mim, para tentar ser o que sempre sonhei de verdade...
   E quando digo que, um dia, serei uma escritora, as pessoas costumam entender (talvez por problemas auditivos) que quero ser vagabunda, entendo a semelhança entre as duas palavras, mas... A única coisa que não fica claro é que se eu quiser usar meu diploma e ser professora de literatura, falar sobre os livros, estarei trabalhando, mas, se eu estiver publicando livros, serei vagabunda. Um dia, quem sabe, eu possa fazer um mínimo esforço para acompanhar tal raciocínio.
  Apesar de tudo, de uma coisa estou certa: independente do ano novo, e de todos os anos, de todos os julgamentos e todas as lições, de quantos dedos me apontem, espero que sobre um pouco da essência... porque o ser humano deveria usar os diamantes como exemplo e não como uma simples jóia. O diamante é bruto, até ser lapidado a ponto de atingir a pureza. A maioria dos seres humanos nasce pura, mas se deixa embrutecer, até morrer, sem brilho, sem graça... com toda a sua luz guardada apenas em seu intimo, para si mesmo... porque a vida nos tira a coragem de viver. Talvez a imortalidade esteja no simples gesto de se aceitar, de não permitir que determinem o que podemos ser e quais os nossos limites...
É o que quero.. ser eu, independente do que isso signifique para os outros...
AAAAA..,. só para encerrar de forma mais leve... esse ano conheci um ser muito especial que, se Deus quiser, ficará na minha vida por longos anos... minha pequena Rukia... e como é bom saber que existem criaturas puras como ela... irracionais somos nós, que racionalizamos aquilo que deveríamos apenas sentir... inteligentes são os animais, que agem por instinto e, ainda sim, conseguem conviver pacíficamente, sem julgamentos...


2 comentários:

  1. Lindo Kel ,antes mesmo de ler que você queria ser escritora eu já estava pensando "ela TEM quer ser escritora" ,nem ligue mesmo para o que os outros irão dizer, no caminho vai ser assim mesmo, muitos irão ficar especulando sobre sua vida, mas não tem como não ser bem sucedido aquele que ama o que faz e faz com competência .Então quando esse dia chegar muitos terão suas bocas caladas e vão querer te pedir desculpas por um dia não terem acreditado em você, acredite , eu sei do que eu to falando porque muita gente também não vê com muito bons olhos a carreira de bailarina (rs) .
    Nunca desista meu anjo, eu tenho certeza que você vai encontrar o caminho certo , quer dizer .. já encontrou!!acho que é hora de um diamante ser lapidado :)

    Um beijo !
    ju

    ResponderExcluir
  2. esqueci de dizer uma coisa.. você JÁ É uma escritora .

    ResponderExcluir